top of page

História

O Betar surgiu durante uma época de crise pela qual atravessava a Organização Sionista Mundial (הסתדרות הציונית עולמית), seguida pela criação do Brit HaTzionim HaRevizionistim - Hatzoar (ברית הציונים הרוויזיוניסטים‎ - Aliança dos Sionistas Revisionistas), dois anos mais tarde, em Paris. Ambos os movimentos foram os primeiros a seguir os ideais de Jabotinsky.

O Betar devia, antes de tudo, educar uma juventude fiel e disposta a se sacrificar por seu povo, transformando o lema de “Lar Nacional” em Estado Judeu. Jabotinsky, com seu olhar visionário, ressalta a personalidade de Eliezer Ben Yehuda, renovador do idioma hebraico, e os valores de Yossef Trumpeldor, caído na fortaleza de Tel Chai em defesa de nossa terra. 

Em novembro de 1923, Jabotinsky visitou a cidade de Riga, na Letônia, para participar de um ciclo de palestras. Uma dessas palestras tinha como tema “O judaísmo e o militarismo”, na qual cleareava suas ideias sobre a criação de um grupo militar juvenil hebreu e a formação, para Israel (o futuro Estado Judeu), de um exército de defesa a partir do ativismo juvenil. Em 7 de dezembro de 1923, na sede do Centro Acadêmico HaChashmonai de Riga, reuniram-se os dez iniciadores dessa campanha: Aharon M. Gamzu, Aharon Zvi Propes (o primeiro chanich do Betar e organizador do encontro), Rav Arie Levin, I. Helstein, I Sujaiev, M. Lisson, Moshé Yoelson, Natan Michlin, Moshe Gold e Yaakov Hoffman. Eles decidiram então criar um movimento juvenil que levasse adiante os ideais de Jabotinsky. O primeiro fundamento aceito foi: “A nova organização constitui o núcleo da Legião Judaica a ser criada”.

logos site2.png
Onde?

Riga, Letônia
7.png
Quem?

Ze'ev Jabotinsky
Quando?

Dezembro de 1923

Figuras Importantes

Hertzl.jpg

Theodor Herzl

O Pai do Sionismo

Theodor Herzl

Herzl era um jornalista, que após o caso Dreyfus, percebeu que a única solução para o antissemitismo era a criação de um estado judeu. Ganhando assim o título de "O Pai do Sionismo".

Herzl escreveu várias obras. O mais importante "O Estado judeu", em que ele discutiu sua visão do lar sionista. Em 1897, depois do Primeiro Congresso Sionista em Basileia, profetizou: "Se não for em cinco anos, certamente em cinquenta anos, os judeus terão seu próprio estado". Sua profecia se tornou realidade em 14 de maio de 1948 quando o moderno Estado de Israel declarou sua independência.

Faleceu em 1904, na Áustria, como o estadista judeu que não teve a felicidade de conhecer (em vida) o país que idealizou. Hoje, porém, os seus restos mortais encontram-se no cemitério de heróis nacionais, situado no Har Herzl (Monte Herzl) que leva o seu nome, na capital de Israel. Herzl, ao idealizar o sonho sionista, entrou no panteão das figuras da construção do Estado Judeu, deixando o legado do compromisso de toda a vida com a causa judaica e sendo reconhecido, portanto, como um gigante na história de Israel.

JABO 5.png

Ze'ev Jabotinsky

Rosh Betar

Ze'ev Jabotinsky

Foi um escritor, tradutor, jornalista, militar, e acima de tudo um líder sionista. Depois do Pogrom de Kishinev, Jabotinsky entende que para a criação de um estado judeu é fundamental a ajuda dos jovens.

 

Jabotinsky foi o primeiro soldado de Iehuda, criando em 1915, com a ajuda de Yosef Trumpeldor, A Legião Judaica, uma unidade militar composta por voluntários sionistas dispostos a lutar ao lado do império Britânico para expulsar o império Otomano da então, Palestina.

Em sua busca pela Criação do Estado Judeu, foi o criador da Haganá em Jerusalém, foi o primeiro comandante do Irgun - "Organização Militar Nacional na terra de Israel",  fundador do sionismo Revisionista e, sobretudo, fundador do movimento sionista juvenil Betar, Por isso o chamamos de "Rosh Betar".

Joseph_Trumpeldor.jpg

Yossef Trumpeldor

Inpiração para nossa tnuá

Yossef Trumpeldor

Criado em uma família judia, cresceu escutando de seu pai, um brilhante veterano judeu do exército russo, grandes façanhas e lutas travadas por Am Israel. Aos 20 anos, Trumpeldor tornou-se dentista, uma carreira que deixou de lado para servir no exército. Com o fim da guerra russo-japonesa, fez aliá e foi parar nos kibutzim de Kineret e Degania, ao norte de Israel.

Em 1914, com a proibição dos judeus russos em Eretz Israel, foi a Alexandria, onde conheceu Zeev Jabotinsky e, ao seu lado, criou o Corpo de Mulas. Após o seu regresso de Gallipoli, Yosef regressa a Eretz Israel e dirige-se para Tel Chai, um lugar extremamente perigoso e vulnerável aos constantes ataques árabes.

Em março de 1920, nosso leão morreu depois da conhecida Batalha de Tel Chai, na qual junto com 7 homens, sacrificaram suas vidas para defender essas terras. Imortalizado em nome de nosso tnua: Brit Hanoar HaIvrit Al Shem Yossef Trumpeldor.

Begin-Speech-Main.jpg

Menachem Begin

Rosh Hanagá, Comandante do Irgun e Primeiro Ministro de Israel.

Menachem Begin

Descendente de uma família judaica tradicional, recebeu, durante sua infância, uma sólida educação judaico-sionista. Aos 17 anos, uniu-se ao Betar em Brest e mais tarde, em 1931, uniu-se à sede do movimento em Varsóvia, Polônia. Ali se converteu, oito anos depois e por pedido do próprio Jabotinsky, em Rosh Hanagá do país.

No final da década de 1930, foi encarcerado pelos soviéticos e assim permaneceu durante aproximadamente quatro anos. Em 1943 aceitou o cargo de comandante do Irgun Tzvaí Leumi (Etzel) e, em 1948, orientou seus esforços para a política, fundando o partido Politico Cherut, que, em 1973, depois de uma série de fusões com outros partidos da direita sionista, tornou-se o atual Likud. Em 1977, foi eleito o primeiro primeiro-ministro de direita em Medinat Israel, difundindo os valores e a visão de Betar em Medinat Israel.

 

No ano seguinte, ganhou o Prêmio Nobel da Paz pelo Acordo de Paz de Camp David com o Egito. Em 1981, foi reeleito como primeiro-ministro. No entanto, após a morte de sua esposa Aliza, renunciou a seu cargo e se mudou com sua filha para Jerusalém. Morreu em 1992, devido a um infarto.

Quer saber mais sobre essas figuras importantes e outras mais?

Acesse abaixo nossas Biografias Expressas!

Bandeira do Brasil

Nossa História

Um pouco sobre a história da nossa tnuá aqui no Brasil!

Betar no Mundo

bottom of page